domingo, 23 de outubro de 2011

YÔGA PARA GESTANTES

Aluna de Yôga -  Almazen
Caroline Borges


Ainda nos dias de hoje há uma grande falta de entendimento em relação à atividade física para gestantes. Sabe-se que, principalmente neste período, a mulher precisa de atividade física para auxiliar no equilíbrio de sua pressão arterial, funções glandulares e oxigenação do feto. Com a prática regular de Yôga, com profissional habilitado, orientação médica e disposição da gestante em manter sua saúde e de seu bebê, pode-se chegar a excelentes resultados.
Durante a gestação, a futura mamãe sofre modificações em seu corpo, humor e metabolismo, fazendo com que surjam dores lombares, má circulação de membros inferiores, dores nos ombros devido ao aumento do volume dos seios, alterações de humor, aumento de sensibilidade, crises de choro, modificações no ponto de equilíbrio, alteração na postura. Tudo isso pode ser trabalhado, com grande êxito, na prática regular de Yôga, através de posturas próprias, exercícios respiratórios e técnicas de concentração. A gestante pode praticar já no primeiro mês desde que liberada pelo seu médico, sentirá uma grande satisfação e melhora em sua flexibilidade, essencial para quem quer fazer parto normal; no volume respiratório, dificultado à medida que a barriga cresce; na postura com os exercícios de compensação para a coluna e principalmente com ganho de grande equilíbrio físico e emocional.
Com posturas que fortalecem a musculatura do abdômen, aumentam a flexibilidade do quadril, fortalecem membros superiores e inferiores e alongam a musculatura das costas, a gestante prepara-se para o parto e para acalentar o seu bebê em seus primeiros meses de vida sem dores e insatisfações.
Instrutora Maria Giovana Burkert

Nenhum comentário:

Postar um comentário