A prática desembarcou no Brasil nos anos 60 com a modalidade mais tradicional do yoga , o Hatha Yoga, a reboque do sucesso da técnica, depois que os Beatles abraçaram a Índia e todo seu estilo de vida.
O ocidente por sua vez adaptou a prática às carências desse lado do mundo e as modalidades se multiplicaram para atuar mais especificamente em determinados aspectos do bem estar e da saúde. Hoje o cardápio oferecido aos interessados é bastante diversificado.
Uma coisa é certa, a prática regular do Yoga não apenas alivia os sintomas da TPM, como também os incômodos da menopausa, por exemplo, estimulando a produção hormonal.
A redução da produção do hormônio estrogênio é uma das principais razões para os sintomas desagradáveis da menopausa nas mulheres que chegam aos 50 anos. A queda do nível da substância ocasiona os famosos calores. Um exercício simples para amenizar esse e outros desconfortos é sentar com as pernas cruzadas e alongar o corpo para frente ,postura que também ameniza as cólicas menstruais, uma vez que estimula os órgãos da região do útero.
Outros sintomas como irritação, desânimo, mau humor, ansiedade e insônia podem melhorar bastante com exercícios respiratórios. A vela é um dos ásanas mais indicados para mulheres menopausadas.
Passo-a-Passo desse asana:
Deite-se no chão com as mãos ao lado dos quadris. Com as pernas estendidas, eleve-as para que fiquem perpendiculares ao solo, tirando os quadris do solo e apoiando as mãos na altura dos rins. Deixe as pernas estendidas com os pés apontando para o teto.Procure deixar o corpo bem reto, perpendicular ao solo.Permaneça na posição pelo máximo de tempo que conseguir.Retorne lentamente, pousando vértebra por vértebra no solo. Pouse o corpo no solo e descontraia-o pelo tempo que achar necessário.
Existem ásanas (postura corporal) específicos para regular os níveis de hormônio da tireoide, no caso do hipertireoidismo (quando há uma superativação da glândula tireoide). Exercícios que abram o peito e estiquem o pescoço ajudam a controlar a produção da glândula. É possível curar esse mal com a Yoga.

Nenhum comentário:
Postar um comentário